Maratona Setembrina | Todos Querem Ser Michael

MJ
MJ, em Thriller

Uma das minhas filhas postou no grupo de mensagens da família a foto de uma artista que, após uma operação plástica, ficou um tanto parecida com Michael Jackson. Não é a primeira pessoa, sendo homem ou mulher que, por intervenções cirúrgicas, adotou um perfil semelhante a ídolos como Angelina Jolie, Marylin Monroe, George Clooney ou Michael Jackson.

Esse processo de transfiguração, transmutação, metamorfose ou transformação fisionômica, enfim, remete a tantas interpretações que não caberia em um texto curto. Resta nos atermos a, pelo menos, duas possibilidades. A primeira adviria pela insatisfação pessoal com o aspecto físico com a qual a pessoa nasceu e se desenvolveu. A segunda, uma possível homenagem.

A insatisfação pessoal é fácil de ser detectada. Querer parecer outro é mais do que simplesmente tentar retirar os efeitos dos anos que passam ou corrigir defeitos naturais ou causados por acidentes que constrangem quem os carregam. Ambos, são plenamente justificáveis e se há possibilidade de serem desfeitos, acho muito válido. A insatisfação com o nosso corpo pode ser a motivação para que comecemos a praticar atividades físicas e mudarmos a nossa alimentação para que vivamos um padrão melhor de vida, o que se refletirá na postura e no formato corporal.

No entanto, é comum observarmos muitos homens e mulheres começarem a parecer pessoas diferentes do que são, em essência, através de intervenções dolorosas, à faca. O desejo de portar a boca de Angelina, o nariz de Marylin, o queixo de George, as maçãs de Elizabeth Taylor (se não, os olhos impossíveis) só será um pouco menos doentio se for um desejo pessoal. Quando o incentivo for externo – mudar por causa de outra pessoa – sinaliza que gostar de você apenas por “estar quem está”, é um péssimo estímulo. Creio que se prender às opiniões de outros para tentar chamar a atenção é o pior motivo, acima de todos os demais.

A homenagem se daria pela admiração que temos por uma personalidade. Michael foi um artista de múltiplos talentos e de grande complexidade… Insatisfeito com a sua própria imagem transformou-se paulatinamente, diante de nossos olhos, a ponto de desenvolver um ser tão diferente quanto um extra-humano. Foi, literalmente, um mutante. Antes dele, MM foi outra personalidade que passou por metamorfoses em vida, no sentido físico, e que, após morrer, evoluiu com o avanço dos anos e tem ficado cada vez maior, mais interpretativa e diferente a cada olhar.

Se essas pessoas que querem um toque de MJ em sua fisionomia desejam homenageá-lo e levam às últimas consequências esse processo, talvez venham enfrentar, ainda que subjetivamente, todas as vicissitudes que o astro viveu e o levou a morte… O que pode terminar por ser, igualmente, uma triste homenagem…

maratone-se

3 thoughts on “Maratona Setembrina | Todos Querem Ser Michael

  1. Acho que é mais uma questão de problemas com o espelho que de homenagem a um ídolo, enfim…
    Eu gosto do que vejo, principalmente depois que os cabelos foram cortados (de novo) e desde que começaram a branquear. rá

    1. Lunna, mais do que saber dirigir o olhar de dentro para dentro do outro ser e apreciar o que vê-sente, devemos exercitar a auto-apreciação, apesar dos esteriótipos que tentam nos impor, com fórmulas formais-gerais. Como vivemos em coletividade, é um exercício complicado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.