Hoje, acordei ao som da chuva… Não era tão forte que trouxesse apreensão por não conseguir se esvair em redemoinhos em bocas de lobo e tampouco fraca o suficiente que não se fizesse notar, tal qual a fina garoa paulistana que umedece silenciosamente as nossas roupas e nos deixam com certo ar de gripados.
O tamborilar ritmado de gotas esparsas que caíam nas folhas das plantas e no piso do quintal, produzia um som gostoso. Vez ou outra, um ruído mais abafado ou mais estrondoso se fazia notar (eram as mangas maduras que desabavam ao chão ou na cobertura da garagem), ponteadas por silvos de pássaros que aguardavam a chuva diminuir para saírem em seus vôos úmidos, compondo uma sinfonia natural.
Reservo uma área de escape para o fluir da água em direção ao solo, mas não creio que seja suficiente. Os nossos quintais normalmente estão impermeabilizados em toda a sua extensão e os caminhos que as correntes d’água precorrem será sempre em direção ao asfalto e aos seus escoadouros, que desaguarão no rio menor, que virão a desaguar no rio maior.
Se o nosso maior rio aguentar tanta massa d´água, manterá o seu nível abaixo das linhas máximas das suas margens até chegar a algum ponto no meio do continente. Fico a imaginar que aquela gota jogada ao léu pela chuva despejada em meu quintal, que não se direcionar para a terra do jardim, um dia chegará ao mar, então eivada das indigências e dos pecados de nossa civilização.
Uma das coisas que acho estranhas nas construções brasileiras é que vocês não tem drenagem no quintal. Na minha casa, a água era acolhida pela drenagem que a recolhia para uma caixa e era reaproveitada. E olha que minha casa era de 1899, foi comprada por meus pais e reformada e o engenheiro avisou do problema com o quintal, da falta de aproveitamento da água da chuva e foi feito a caixa e a drenagem. Isso na década de sessenta, bem antes de meu nascimento.
Na “Bota” há dutos de escoamento de esgotos de milhares de anos. Alguns ainda estão preservados, enquanto neste país de 500 anos, Boa parte da população não tem saneamento básico. Não preciso dizer mais nada…
A preocupação com o esgoto existiu por causa do custo alto com a saúde. A gripe espanhola e outras doenças que o diga. Mas, por aqui, poucas cidades perceberam que investir no tratamento de esgoto resulta em economia em outros setores. Talvez um dia……………….
…